"Origens da Wicca"

A Religão Wiccaniana é formada de várias tradições como a Gardneriana, Alexandrina, Diânica, Faery Wicca, Wicca, Saxônica, Celtica e outros, cada qual com suas peculiaridades e maneiras, atendendo assim as necessidades da grande variedade de temperamentos que existem entre as pessoas.

Várias dessas tradições foram formadas e introduzidas nos anos 60, e, embora seus rituais, costumes, ciclos místicos e simbolismos possam ser diferentes uns dos outros, todas se apoiam nos princípios comuns da Lei da Arte.

O dogma (leia-se aqui modo de pensar comum)principal da Arte Wicca é o Conselho Wiccaniano,um código moral simples e benevolente mas de grande aceitação e beleza:

" FAZE O QUE TU QUERES, DESDE QUE NÃO PREJUDIQUES NINGUÉM"


Bem vindos, ao mundo da Magia!!!

domingo, 7 de agosto de 2011

Morgana Le Fay

Bom pessoal, depois de um ano longe do blog por motivos mais fortes.... mas estando de volta agora, vou começar falando de Morgana, a grande Sacerdotisa de Avalon!!


Existem várias versões da historia de Morgana... em algumas ela é a bruxa má, outras é a fada... Eu, particularmente, acredito na história da "fada".....










Morgaine Le Fay ou Morgana Le Fay, sendo conhecida na Grã-Bretanha como Morgana das Fadas, dentre outros nomes, aparece nas histórias do Rei Artur. O nome Morgaine tem origem celta e quer dizer mulher que veio do mar. Pode-se escrever Morgaine ou Morgan. Morgaine também é muito conhecida na Itália por um fenômeno chamado Fata Morgana, traduzindo Fada Morgana. As lendas baseadas nos contos do Rei Artur acreditam que Morgana foi uma sacerdotisa da Ilha de Avalon, na Bretanha, meia-irmã de Artur. É filha de Igraine, e Gorlois, Duque da Cornualha.
Morgana é treinada por sua tia Viviane na Ilha de Avalon para se tornar a Senhora do Lago ou como também é chamada Dama do Lago ou Senhora de Avalon. Morgana teve um filho de Arthur depois de um ritual sagrado (Beltane). Essa criança se chamava Gwydion, que após ir para a corte de Arthur toma o nome de Mordred. Mais tarde este seria um dos inimigos de Arthur.
Segundo As Brumas de Avalon, por Marion Zimmer Bradley, Morgana passou apenas parte de sua infância na Cornualha, enquanto Igraine ainda era casada com Gorlois, casamento arranjado por Viviane, a Senhora do Lago, quando Igraine era ainda adolescente, e Gorlois já estava em uma idade avançada. Morgana era a única filha deles, portanto, após a morte de seus pais, passou a ter o título de Rainha da Cornualha. O Merlin da Bretanha, dotado da Visão, vê que em futuro próximo, Igraine engravidará de Uther Pendragon, futuro Grande Rei da Bretanha, e conceberá Artur, o mais adorado Rei na história da Bretanha. Embora Igraine duvide de que isso ocorra após Viviane e O Merlin Taliesin comunicarem-na, ambos apaixonam-se durante a coroação de Uther como Grande Rei. Há diversas interpretações para como Uther passou-se por Gorlois para infiltrar-se no Castelo de Tintagel, tendo o Merlim jogado-lhe um encamento para que assumisse a forma de Gorlois, ou tendo apenas escondido seu rosto e vestido-se como ele de uma forma convincente. Uther então dormiu com Igraine, o que acarretaria no nascimento de Artur. Gorlois morreu logo em seguida, durante uma batalha. Posteriormente ao casamento do Pendragon com Igraine, Morgana ainda viveu por um tempo com eles, mas logo foi levada por Viviane para ser criada como sacerdotisa em Avalon, e sucessora de seu posto como Senhora do Lago.
Nos livros "As Brumas de Avalon" de Marion Zimmer Bradley, que recontam a história do Rei Artur, Morgana é uma sacerdotisa sagrada da Grande Mãe. Apesar da história de Marion retoma laços importantes de Morgana com a cultura pagã atual. Colocar Morgana numa posição de poder e conhecimento confere às mulheres uma importante retomada de sua posição forte no culto à Deusa, base do Druidismo Matriarcal.
Morgana das Fadas é um dos personagens mais fortes nas lendas arthurianas. Como sua inimiga ou amiga, sua amante ou irmã, Morgana ou Morgaine encanta, aterroriza e engrandece essa antiqüíssima lenda que povoa nossa cultura há tanto tempo.


Tirei esse texto da net, pois descreve Morgana como eu acredito que ela seja, de acordo com os livros de Marion Zimmer Bradley.
Fica a dica dos livros e do Filme "As Brumas de Avalon".... Perfeitos!!!

Blessed Be!

5 comentários:

  1. Entre todos que ja li o seu e que explica melhor a vida de morgana claro ela inteira so os filho dela sabem
    Eu sou uma das suas filhas nao posso mencionar o contesto que segue a historia de onde parou mas seus fatos sao bem explicados

    ResponderExcluir
  2. So tem fatos nao muitos aceita-vez ai

    ResponderExcluir
  3. Olá! Já li muitos livros sobre as lendas arturianas. Como, inicialmente, foram passadas de forma oral, há várias versões, mas todas semelhantes. Em algumas, dizem que Mordred é fruto de incesto entre Artur e Morgause e não Morgana. O que você acredita?

    ResponderExcluir